PUBLICIDADE
Notícias

Iene se enfraquece ante dólar após discurso de Yellen

06:45 | 01/04/2014
O iene se desvalorizou frente ao dólar nesta terça-feira durante a sessão asiática, em reação ao discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, que tranquilizou os investidores sobre a taxa de juros. Yellen indicou que o Fed manterá a taxa de juros estável até que a economia apresente novos sinais de melhora.

A flexibilização das tensões geopolíticas na Ucrânia também incentivou os participantes do mercado a investirem em moedas mais arriscadas.

As preocupações com uma possível alta dos juros nos Estados Unidos e as confrontações diplomáticas entre o Ocidente e a Rússia sobre a Ucrânia têm impulsionado o iene e pressionado as moedas emergentes no último mês.

As declarações da presidente do Fed feitas nesta segunda-feira, porém, sinalizaram que as taxas de juros devem ser mantidas em nível baixo para elevar a economia e o mercado de trabalho, que, segundo Yellen, continuam longe de estarem saudáveis. Além disso, a tensão geopolítica no Leste Europeu parece ter perdido força, o que pressiona a demanda por moedas mais seguras, como o iene.

Nesta terça-feira, o governo japonês aumentou o imposto sobre vendas de 5% para 8%, o que provavelmente vai pesar sobre a economia nas próximas semanas, de acordo com analistas. Além disso, a pesquisa Tankan, divulgada pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), mostrou que o sentimento das empresas japonesas deve recuar significativamente nos próximos meses.

Ainda hoje, os investidores estarão atentos à divulgação dos dados de indústria da Europa e dos Estados Unidos.

Às 3h49 (de Brasília), o dólar operava a 103,25 ienes, de 103,21 ienes no fim da tarde de ontem. No mesmo momento, o euro era negociado a 142,24 ienes, de 142,16 ienes, e a US$ 1,3763, de US$ 1,3778. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS