Participamos do

Hollande se reúne com autoridades para discutir Alstom

17:20 | Abr. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente da França, François Hollande, se reuniu neste domingo com importantes membros do seu governo para discutir o futuro da Alstom. O encontro ocorreu horas após o ministro da Economia, Arnaud Montebourg, ter alertado a multinacional a não tomar uma decisão 'precipitada' sobre a proposta de aquisição feita pela gigante norte-americana General Electric.

Além de Montebourg, Hollande esteve com o primeiro-ministro, Manuel Valls, no palácio do Eliseu, segundo comunicado do gabinete do presidente. O ministro de Energia do país, Segolene Royal, também participou da reunião para debater o impacto de uma possível venda da unidade de energia da Alstom, de acordo com a nota.

Na manhã deste domingo, Montebourg disse que o interesse nacional da França está em jogo e advertiu a empresa francesa a não fazer um acordo apressado com a GE. A Alstom, por sua vez, pediu que a negociação de suas ações em bolsa, suspensa na última sexta-feira, seja interrompida até que uma decisão seja tomada e prometeu fazer um anúncio até quarta-feira (30).

Em nota, o ministro de Economia da França explicou que o governo quer tempo para examinar uma outra proposta do grupo alemão Siemens para criação de dois "campeões europeus" em transporte e energia. Ele acrescentou que, "dada as participações estratégicas para indústria e economia do país, o governo não aceitará qualquer decisão precipitada tomada sem levar em conta as opções alternativas de interesse nacional".

Na semana passada, circularam imprensa francesa rumores de que a GE e a Alstom estariam se preparando para anunciar um acordo ainda na segunda-feira. Na manhã deste domingo, contudo, a Siemens se mostrou disposta a discutir uma parceria com a rival Alstom. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente