Participamos do

Fipe: IPC deve incorporar efeitos do desconto da Sabesp

19:20 | Abr. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Fipe: IPC deverá incorporar alívio de efeitos do desconto da Sabesp para economia de água -

**************************************

*************ATENÇÃO******************

JÁ NO EMPRESAS, BROAD E CONJUNTURA

**************************************

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), Rafael Costa Lima, afirmou nesta quarta-feira, 09, que o indicador de inflação paulistano deverá incorporar, em breve, os efeitos do desconto que a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) está concedendo para o consumidor que vem economizando água na capital paulista. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, ele adiantou que o instituto está planejando ter, para maio, uma medida do impacto relacionado ao benefício dado pela empresa.

"É difícil por não termos uma base fixa dos consumidores que estão se beneficiando disso. O que estamos tentando fazer é exatamente juntar esta base, acompanhando uma amostra", afirmou Costa Lima. "Temos um cadastro de domicílios pela POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) e algumas pessoas estão passando o número do registro. Se pegarmos isso, conseguimos avaliar o histórico de consumo dos últimos 12 meses e pegar quem está no esquema de desconto", explicou.

Com a situação crítica dos reservatórios que abastecem a capital paulista (especialmente o Sistema Cantareira), a Sabesp decidiu, em fevereiro, conceder um desconto de 30% na fatura de água e esgoto para os consumidores abastecidos pelo sistema que economizassem 20% de seu gasto médio mensal. No fim de março, a companhia ampliou o universo de clientes com desconto, concedendo o benefício para clientes de outros sistemas, como o Alto Tietê.

De acordo com o coordenador do IPC, com a incorporação do benefício, é bem provável que seja observado um alívio na inflação paulistana, já que as contas de água e esgoto estão vindo mais baratas para alguns consumidores e este item no indicador da Fipe tem peso importante, de 1,82%. "O desconto da tarifa é de 30%. Se 10% das pessoas da pesquisa estiverem conseguindo fazer a economia de água e obtendo o desconto, isso geraria uma queda de aproximadamente 3% para o item no IPC", calculou.

No índice da primeira quadrissemana de abril, que registrou taxa geral de 0,73% ante 0,74% do fim de março, o grupo Habitação, que contém o item Água e Esgoto, apresentou baixa de 0,13% ante variação negativa de 0,01%. O item, por sua vez, repetiu a variação zero observada no fim de março.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente