PUBLICIDADE
Notícias

Anefac: juro subiu em março para consumidor e empresa

15:30 | 10/04/2014
As taxas de juros usadas em operações de crédito subiram em março tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 10, pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O resultado, de acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da entidade, pode ser atribuído à expectativa de aumentos da taxa básica de juros (Selic) e ao cenário com tendência negativa da economia e piora nos índices de inflação. Este contexto, ele diz, faz com que aumente o risco de crédito, o que leva as instituições financeiras a elevar a taxa de juros acima da evolução da Selic.

O levantamento da Anefac indica que a taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,82% ao mês em fevereiro (97,16% ao ano) para 5,86% ao mês (98,05% ao ano) em março. Já a taxa média aplicada para empresas avançou de 3,32% ao mês (47,98% ao ano) para 3,35% ao mês (48,50% ao ano). Nos dois casos, a taxa registrada no mês passado é a maior desde agosto de 2012.

Segundo Oliveira, como os indicadores atuais demonstram pressões inflacionárias, com índice oficial acima do centro da meta do Banco Central, deve haver nova elevação da taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Com isso, as taxas de juros das operações de crédito devem voltar a ser elevadas nos próximos meses.

TAGS