Participamos do

Aneel aprova reajuste igualitário entre consumidores

11:35 | Abr. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Todos os consumidores vão pagar pelo empréstimo das distribuidoras de forma igual ao longo dos próximos anos. Após consulta pública de 10 dias (4 a 14 de abril), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira, 16, a resolução que determina que a conta de luz seja reajustada de forma igualitária, sem diferenciar os clientes por área ou região. Desta forma, a Aneel regulamentou o decreto que permite à Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) tomar empréstimos em nome das distribuidoras com bancos. O objetivo é pagar as despesas dessas empresas com a compra de energia no mercado de curto prazo e com as usinas térmicas e, assim, evitar um aumento nas tarifas neste ano.

Embora a despesa de cada distribuidora seja diferente, o pagamento por parte dos consumidores não levará isso em conta. Caberá à Aneel definir as cotas de recolhimento e incluí-los na tarifa do consumidor nos próximos reajustes tarifários.

O empréstimo será pago por meio do encargo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que incide sobre as tarifas do consumidor residencial. O encargo será compatível com o valor das operações de crédito contratadas e será distribuído de forma proporcional ao mercado consumidor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente