PUBLICIDADE
Notícias

Alshop espera abertura de 35 novos shoppings em 2014

12:20 | 16/04/2014
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) espera que 35 novos centros de compras entrem em operação no Brasil ao longo de 2014. Do total, 29 já têm data de inauguração, a maior parte no segundo semestre e 12 deles estão em São Paulo, capital e interior. O número de novos shoppings esperados pela entidade é levemente menor do que os 38 inaugurados em 2013.

A perspectiva para crescimento de vendas dos lojistas, porém, é pouco animadora. O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, afirmou que a alta de vendas este ano será "vegetativa". Para ele, o crescimento se dará nem tanto por evolução do consumo, mas apenas porque a quantidade de shoppings vai aumentar. Em dezembro, a entidade projetou que as vendas reais este ano cresceriam 3% ante 2013.

O desempenho de vendas em janeiro e fevereiro, porém, ficou acima da média esperada para o ano. Houve alta de 6,2% em janeiro ante o mesmo mês do ano anterior e, em fevereiro foi de 7,5% na mesma comparação. Sahyoun avalia, porém, que os números parecem altos porque a base de comparação em 2013 era fraca.

Segundo o censo de shoppings realizado pela Associação e pelo Ibope, hoje o Brasil tem 153 empreendimentos em obras, mas apenas uma fatia com inauguração prevista ainda para 2014. Do total em obras, cerca de 53% estão sendo construídos na região Sudeste.

TAGS