Participamos do

Tombini: aperto do governo visa levar inflação à meta

11:50 | Mar. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse, nesta terça-feira, 18, que o Brasil tem reagido à volatilidade global de forma "clássica e técnica" e que o governo está apertando a política monetária "para garantir que a inflação convirja para a trajetória de metas".

Tombini ainda explicou aos senadores, em referência às reservas internacionais, que o País está usando "colchões" para proteger a economia e suavizar o ajuste de preços relativos e seus impactos na economia real.

Em sua avaliação, a recuperação global tem sido puxada pela retomada da atividade nos Estados Unidos. E se mostrou otimista em relação às perspectivas para 2014 e para 2015, citando projeções de organismos internacionais. Segundo os dados indicados por ele, o mundo deverá crescer 3,7% neste ano e 3,5% no próximo. Para o comércio internacional, ele informou que as expectativas desses organismos são de expansão de 4,5% tanto para 2014 quanto para 2015.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente