São Paulo puxa queda na produção nacional em janeiro
"Embora São Paulo não tenha tido a maior magnitude de queda, por ser o maior parque industrial do País, o Estado corrobora para esse movimento do Brasil", explicou Rodrigo Lobo, pesquisador da Coordenação de Indústria do IBGE.
O Estado de São Paulo tem um peso de quase 35% no total da indústria nacional. A retração verificada em janeiro ante o mesmo mês do ano anterior foi a terceira taxa negativa consecutiva na região nesse tipo de comparação.
A produção paulista já tinha recuado 0,4% em novembro, seguida de queda de 6,6% em dezembro. "Em dezembro, a queda foi muito acentuada por causa da concessão de férias coletivas, que ocorreu em maior intensidade que em dezembro de 2012", apontou Lobo.
Em relação a janeiro do ano passado, o parque industrial de São Paulo verificou perdas em 14 das 20 atividades pesquisadas. Os maiores impactos foram registrados por veículos automotores (-19,3%), refino de petróleo e produção de álcool (-14,2%), outros produtos químicos (-8,6%), alimentos (-6,4%) e edição, impressão e reprodução de gravações (-8,9%).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente