PUBLICIDADE
Notícias

Declaração de renda deve ser enviada até o dia 30 de abril

A declaração deve ser feita em programa disponível no site da Receita Federal

09:17 | 07/03/2014
As declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014 já podem ser entregues desde a última quinta-feira. De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), a declaração preenchida terá de ser enviada através da internet por meio do programa disponibilizado no site da Receita. O prazo de entrega vai até 30 de abril.

De acordo com o superintendente da 3ª Região Fiscal da RFB, Moacyr Mondardo, a novidade neste ano se dá pelo pré-preenchimento da declaração. “As informações sobre valores, declaração de bens , rendimentos e fontes pagadoras são importados pela Receita, desde que o contribuinte tenha declarado o IR em 2013”, afirma. É preciso também possuir certificação digital - e-CPF para pessoa física- para esse tipo específico de operação.

O documento eletrônico pode ser solicitado junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Certificadoras Certisign e Serasa ou cartórios.

Cuidados
Para não cair na malha fiscal, o contribuinte deve se planejar, buscar os documentos declaratórios e atentar para o preenchimento correto. “O contribuinte tem de preencher a declaração de maneira correta, já que, não seguindo o modelo, corre o risco de gerar o valor do imposto de maneira equivocada”, resume o consultor tributário de Imposto de Renda da IOB Folhamatic - empresa do Grupo Sage - , Antônio Teixeira.

O superintendente da RFB aponta a divergência de informações e o desconhecimento como responsáveis pelos maiores erros nas declarações. “A questão mais frequente registrada é a divergência de informações entre as fontes pagadoras e o que o contribuinte declara”, afirma.

Átila Varela

TAGS