PUBLICIDADE
Notícias

Bolsas na Ásia recuam com crise política ucraniana

04:10 | 03/03/2014
A bolsa de Tóquio caiu nesta segunda-feira, com a escalada da crise política ucraniana provocando fuga do risco por parte dos investidores. Além disso, houve alta do iene, em um movimento de busca por segurança.

O Nikkei Stock Average caiu 1,3%, para 14,652.23 pontos, em sua quarta sessão consecutiva de baixa. O índice já perdeu terreno em sete dos últimos nove dias de negociação.

O Parlamento russo aprovou por unanimidade, neste sábado, a solicitação do presidente Vladimir Putin para fazer uso de tropas militares na Ucrânia, desafiando as advertências do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e de outros líderes ocidentais, que haviam pedido para que os russos respeitassem a soberania ucraniana.

Com mais de 6 mil homens, a Rússia assumiu o controle da península da Crimeia, na Ucrânia, e parece estar se preparando para ocupar o território, afirmou um alto funcionário do governo Barack Obama neste domingo.

O iene foi empurrado para cima. O euro era negociado a 139,82 ienes, enquanto o dólar estava em 101,39 ienes.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, expressou, nesta segunda-feira, esperança em uma resolução pacífica para o confronto crescente entre a Rússia e a Ucrânia.

A aversão ao risco também contaminou os negócios na Austrália, e o índice ASX 200 fechou com baixa de 0,4%, aos 5.384,30 pontos. A bolsa de Taiwan também cedeu 0,4%, aos 8.601,98 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS