Participamos do

Núcleo da inflação do Japão mantém ritmo de alta

21:10 | Fev. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão avançou 1,3% em janeiro em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O resultado ficou ligeiramente acima das previsões dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo diário Nikkei, que esperavam alta de 1,2% no primeiro mês do ano. Em dezembro, a inflação também havia acelerado 1,3%.

Considerando todos os componentes do CPI, a inflação acelerou 1,4% em janeiro, também na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, o índice registrou deflação de 0,2%.

O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio subiu 0,9% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2013. O número também foi ligeiramente acima da projeção, que era de alta de 0,8%. A inflação de Tóquio é vista como um indicador antecipado da evolução dos preços para o resto do Japão.

Levando em conta todas as categorias do CPI, o índice de Tóquio subiu 1,1% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2013, e registrou estabilidade na comparação com janeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente