Participamos do

MME: não haverá dificuldade de abastecimento de energia

17:10 | Fev. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo informou que não haverá dificuldades no abastecimento de energia neste ano, "a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas". De acordo com o Ministério de Minas e Energia, esse é um "evento de baixíssima probabilidade". O comunicado foi divulgado nesta quinta-feira, 13, pelo Ministério, após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

A nota do comitê confirma que as chuvas nas regiões das principais bacias que abastecem as usinas hidrelétricas do País foram inferiores ao esperado. Segundo o comitê, em janeiro e na primeira semana de fevereiro, as afluências foram de 54% da média histórica nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e de 42% no Nordeste.

"O sistema elétrico está atravessando uma situação conjuntural desfavorável em termos climáticos, em um momento em que o período úmido ainda não está caracterizado, mas dispõe das condições de equilíbrio estrutural necessárias para o abastecimento do País", afirma a nota.

O governo reiterou que o sistema elétrico brasileiro tem equilíbrio estrutural e possui uma sobra de energia de 9%. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a carga prevista para este ano é de 67 mil MW médios e, considerando o risco de déficit de 5%, ainda há uma sobra de 6,2 MW médios.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente