PUBLICIDADE
Notícias

Membro do BC dos EUA elogia união do Fomc

22:05 | 26/02/2014
A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de Cleveland, Sandra Pianalto, elogiou a união dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).

Em discurso na noite desta quarta-feira, Pianalto disse que as autoridades do Fed são mais unidas do que muitos imaginam. Ela afirmou que a mídia gosta de classificar os membros do Fomc em duas categorias - aqueles que querem uma política monetária mais apertada e aqueles mais agressivos -, mas lembrou que os dissidentes são "muito raros" no comitê.

"Acho que o histórico de votação quase unânime do comitê é extraordinário, dado tudo que nós passamos desde a crise financeira", afirmou. "Um Fomc menos colaborativo poderia não ter conseguido se mover tão agressivamente ou embarcar criativamente em ferramentas menos convencionais, que se mostraram vitais para estabilizar o sistema financeiro e colocar a economia no caminho da recuperação."

Ela também reiterou na noite desta quarta-feira que a política de alívio monetário e de diretrizes futuras estão sendo eficientes, conforme mostram os estudos.

Pianalto, à frente do Fed de Cleveland desde 2003 e com poder de voto nas decisões de política monetária, se aposentará neste ano e será substituída em primeiro de junho por Loretta Mester, atualmente diretora de pesquisa na distrital do Fed de Filadélfia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS