Participamos do

Cibercriminosos já usam IR 2014 como isca para ataques

Falso e-mail usa o nome da Receita Federal com link para demonstrativo que contém vírus
11:02 | Fev. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com a proximidade do período de declaração do Imposto de Renda 2014, cibercriminosos já estão enviando falsos e-mails em nome da Receita Federal para tentar enganar os internautas, com a finalidade de roubar dados bancários e de cartões de crédito, e outros golpes virtuais.

O ataque, segundo a Avast (empresa especializada no desenvolvimento de antivírus), teve início após a publicação no Diário Oficial da União da Instrução Normativa que estabelece as regras para a entrega da declaração do IR ano base 2013.

Como isca, para fisgar contribuintes desatentos, os criminosos estão enviando emails com a informação de que a Receita Federal fez análises no CPF do cidadão entre os períodos de 2012 e 2013, e que teria encontrado irregularidades. O email contém um link para que o internauta verifique suas pendências junto à Receita Federal.

Para se defender desse tipo de ataque é importante que o internauta não clique nesses tipos de links, e que mantenham seus sistemas de antivírus sempre atualizados. Para se proteger de possíveis arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários podem também adquirir ferramentas antivírus.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente