Participamos do

BC da Ucrânia desfaz fixação da grívnia ao dólar

12:20 | Fev. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central da Ucrânia desfez a antiga fixação da moeda local ao dólar e passou a adotar uma política de câmbio flutuante, informou Sergiy Kruglyk, o diretor de Relações Internacionais da instituição, em uma entrevista à rede CNBC. "Nós mudamos nossa política", disse. "Nós passamos de um câmbio fixo para um câmbio flexível", completou.

A moeda da Ucrânia, a grívnia, tem sido pressionada durante a atual crise política que afeta o país e o dólar subiu quase 10% desde segunda-feira. Hoje a moeda dos EUA está cotada a 10,15 grívnias, uma alta de 3,60% em relação ao pregão de ontem. O banco central ucraniano vendia dólares quando a moeda norte-americana fica muito acima de 8 grívnias, mas as intervenções recentes não conseguiram deter a desvalorização da divisa do país.

A moeda da Ucrânia está sob pressão desde o início do ano, mas o movimento se acentuou desde que o presidente Viktor Yanukovich foi deposto, no último final de semana, à medida que crescem as expectativas de que o país tenha de desvalorizar significativamente a grívnia para garantir uma assistência financeira internacional.

No mercado de títulos, os preços dos bônus denominados em dólar da Ucrânia se enfraqueceram, com respectiva alta nos juros, após o país adiar os esforços para a formação de um novo governo para a quinta-feira. O rendimento dos títulos em dólar de 10 anos está em torno de 9,8%, acima dos cerca de 9,6% de ontem. Os juros dos títulos com vencimento em setembro de 2015 também sobem ligeiramente para 14,8%, de 14,5% ontem. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente