Participamos do

Analistas terão que rever projeções do PIB, diz Mantega

12:30 | Fev. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira, 27, que os analistas econômicos terão muito trabalho no fim de semana para rever as suas projeções de crescimento do PIB em 2014, depois da divulgação do resultado da economia no quatro trimestre. "Os analistas estão revendo as suas projeções à luz do resultado do quarto trimestre", disse. No período, a economia brasileira avançou 0,7%.

Segundo ele, as análises do quarto trimestre eram todas pessimistas. "Certamente as projeções serão mais positivas em relação aquelas que estavam ocorrendo", previu. Mantega destacou o aumento das exportações, maior que das importações no quarto trimestre de 2013, e que contribuíram para crescimento do PIB.

Na sua avaliação, haverá em 2014 condições mais favoráveis para a economia brasileira, em razão da melhora da economia mundial. "Essa melhora ainda não aconteceu em 2013, mas está começando a acontecer em 2014", disse. "Teremos um cenário internacional cada vez melhor em 2014. Os mercados vão melhorar e a nossa indústria que teve problemas de crescimento em 2013 poderá crescer mais, aumentando as exportações. Agora com um câmbio melhor", acrescentou.

Ele previu a estabilização das turbulências em 2014. Com mais estabilidade cambial, haverá mais investimento e ingresso de capitais, avaliou. "Os empresários brasileiros poderão também tomar crédito lá fora, o que contribuirá para um cenário melhor", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente