Participamos do

Renault Clio é o carro mais econômico vendido no Brasil

O compacto garante primeiro lugar no Programa Brasileiro de Etiquetagem
10:14 | Jan. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O modelo da Renault é o mais econômico vendido no Brasil segundo a nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Atualmente, 495 carros novos contam com informações sobre consumo e emissões. 
 
O compacto da marca francesa faz até 15,8 km/l com gasolina na estrada. O híbrido Toyota Prius ocupa o segundo lugar com a marca de 15,7 km/l. Com 15,2 km/l, o Fiat Uno Vivace 1.0 ficou em terceiro, seguido pelos 15 km/l do Palio Economy 1.0, marca também atingida pelo Nissan March 1.0.
 
Entre as informações divulgadas, também chama atenção o Volkswagen Up! Move, de acordo com a tabela, ele é capaz de fazer até  14,7 km/l de gasolina na estrada, mesmo patamar de Fox Bluemotion, Smart ForTwo, entre outros modelos.  Na relação do Inmetro também constam uma série de outros carros que ainda não chegaram às concessionárias, como o Volvo V40 XC e o Audi A3 Sedan 1.8, atualmente disponível apenas com motor 1.4.
 
A tabela está na sexta edição e desta vez passa a conter mais informações sobre consumo e emissões. Os modelos agora são classificados com uma nota verde que vai de uma (entre 80% do limite) até três estrelas (abaixo dos 60% do limite) em relação a emissão de gás carbônico. Além disso, as medições do Inmetro usam  um fator de correção de simula congestionamentos e o uso do ar-condicionado. Os dados estão no site do Conpet e vão ser colados em um selo no vidro dos carros expostos nas concessionárias.
Redação O POVO Online 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente