Participamos do

Abear: tráfego aéreo de passageiros cresce 6,5%

10:20 | Jan. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
demanda por voos domésticos cresceu 6,5% em 2013, na comparação com o ano anterior, informou nesta terça-feira, 21, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne as principais companhias aéreas nacionais (TAM, Gol, Azul e Avianca). As empresas transportaram juntas 77,4 milhões de passageiros, segundo a Abear.

Já a oferta de assentos teve expansão mais modesta, de 2%. Segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, esse comportamento está relacionado às dificuldades que as empresas sentiram ao longo do ano passado. "Foi um ano difícil, com alta do custo de combustível e do dólar, o que levou as companhias a uma maior disciplina da oferta", comentou. A taxa de ocupação subiu 3,2 pontos porcentuais, alcançando 76,1% no consolidado.

A TAM respondeu por 40,16% do mercado, enquanto a GOL ficou com 35,63%. O grupo Azul/Trip deteve 17,01% e Avianca, 7,2%. Conforme a entidade, as duas líderes cederam algum terreno, enquanto as duas menores avançaram, ganhando 1,7 e 1,53 ponto porcentual, respectivamente.

No mercado internacional, no qual atualmente só operam TAM e Gol, a demanda (medida em RPK - assento quilômetro transportado) cresceu 5,3%, enquanto a oferta ampliou 7,7%. Com isso o fator de ocupação caiu 1,73 ponto porcentual, para 77,3%. Mas o número de passageiros pagantes transportados caiu 18,8%, para 4,6 milhões de pessoas. Segundo a Abear, a desvalorização do real encareceu o plano de viagem de muitas pessoas, desestimulando viagens ao exterior.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente