Participamos do

Rehn: flexibilização de metas orçamentárias da Espanha

22:34 | Jan. 28, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O programa de austeridade da Espanha poderá ser flexibilizado se a economia local continuar a se contrair, disse hoje Olli Rehn, comissário de economia da União Europeia. Ele sugeriu que poderia ser dada uma folga maior à Espanha para cumprir as rigorosas metas de orçamento.

"Levamos em conta as perspectivas de crescimento e o espaço fiscal de todo e qualquer país quando fazemos a avaliação", afirmou Rehn, em referência à avaliação de desempenho da Espanha prevista para o próximo mês. "Se houver uma deterioração grave da economia, poderemos propor uma extensão do ajuste do país".

Os esforços da Espanha para cumprir com as medidas de austeridade exigidas pela União Europeia têm sido prejudicados por uma contração continuada da economia e pelo desemprego, que subiu para um recorde de 26% no último trimestre de 2012.

O governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy se comprometeu em reduzir o déficit orçamentário de 9,4% do PIB em 2011 para 6,3% do PIB em 2012, mas analistas, incluindo a Comissão Europeia, não acreditam que isso irá ocorrer. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente