PUBLICIDADE
Notícias

Exportações recuaram em todas as categorias em 2012

15:34 | 02/01/2013
Todas as categorias de produtos registraram queda na exportações em 2012, segundo números divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As vendas externas de manufaturados caíram 1,7% em relação a 2011. Os produtos semimanufaturados puxaram a queda com 8,3% a menos do que no ano anterior enquanto os embarques de produtos básicos diminuíram 7,4% no período.

As maiores quedas no grupo de manufaturados foram de laminados planos, açúcar refinado, automóveis de passageiros, óxidos e hidróxidos de alumínio e suco de laranja não congelado. Por outro lado, cresceram as exportações de etanol, óleos combustíveis, aviões e motores e geradores elétricos, bombas e compressores.

Nos produtos básicos a queda nas vendas foi puxada por café em grão, minério de ferro, petróleo em bruto e carne de frango, mas aumentaram as exportações de milho em grão, algodão em bruto, farelo de soja, fumo em folhas, carne bovina e soja em grão.

No grupo de manufaturados, as maiores retrações das exportações foram de semimanufaturados de ferro e aço, alumínio em bruto, ferro fundido, açúcar em bruto, celulose e óleo de soja em bruto. No entanto, subiram as vendas externas de ferro-ligas, ouro em forma de semimanufaturada e couros e peles.

TAGS