PUBLICIDADE
Notícias

Espanha não deve cumprir meta fiscal de 2012

12:38 | 22/01/2013
A Comissão Europeia nesta terça-feira que é provável que a Espanha não consiga cumprir a meta de reduzir o déficit orçamentário para 6,3% do PIB em 2012 devido aos resultados fiscais dos governos regionais e do sistema de seguridade social do país.

A estimativa da comissão está em linha com avaliações anteriores sobre a posição fiscal da Espanha e também com comentários recentes de autoridades espanholas, que já reconheceram que o déficit poderá ficar perto de 7% do PIB em 2012.

"A consolidação fiscal avançou no terceiro trimestre, mas cumprir a meta de 6,3% para o ano todo, excluindo as recapitalizações de bancos, será muito difícil", diz a comissão em relatório sobre o plano de ajuste econômico da Espanha, que faz parte dos compromissos do país com a comissão após ter recebido mais de 40 bilhões de euros (US$ 53,26 bilhões) em ajuda para o setor financeiro espanhol.

Em 2011, a Espanha teve déficit orçamentário de 8,9% do PIB, acima da meta original de 6% do PIB, em grande parte devido aos elevados déficits nos governos regionais. As informações são da Dow Jones.

TAGS