Participamos do

Confiança do consumidor cai 0,7% em janeiro, diz FGV

08:29 | Jan. 24, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu pelo quarto mês consecutivo em janeiro, em -0,7% ante dezembro de 2012, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira. Em dezembro ante novembro, o ICC já havia cedido 1,1%, na série com ajuste sazonal.

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (sendo que quanto mais próximo de 200 maior o nível de confiança do consumidor), passou de 118,7 pontos para 117,9 pontos de dezembro para janeiro.

Em seu comunicado, a Fundação informou que a piora na confiança se deu pela redução no nível de satisfação em relação ao momento atual, mas também pelo menor otimismo em relação aos meses seguintes. O ICC é dividido em dois indicadores. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 1,2% este mês após mostrar recuo de 2,3% em dezembro. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,7% em janeiro após apresentar redução de 0,3% em dezembro.

Ainda segundo a FGV, o ICC subiu 0,8% em janeiro na comparação com igual mês de 2012. No mês passado, o indicador neste tipo de comparação tinha recuado 0,6% ante dezembro de 2011. O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 02 e 21 de janeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente