Participamos do

Cetip forma aliança internacional de liquidez

09:13 | Jan. 16, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Cetip, que oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos, fará parte de uma aliança internacional de cooperação para fomentar liquidez. A chamada Liquidity Alliance será formada ainda pela alemã Clearstream, a australiana ASX, a espanhola Iberclear e a sul-africana Strate.

Conforme o comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Deutsche Börse Group, do qual faz parte a Clearstream, o objetivo da aliança é trocar informações, identificar necessidades comuns e promover soluções globais para garantias (colaterais) de operações.

"A Liquidity Alliance será um fórum dinâmico e estará aberta a outros participantes de todas as regiões", diz o comunicado da Deutsche Börse. Conforme a nota, os participantes se reunirão a cada trimestre para discutir planos de parceria, desenvolvimento e oportunidades comerciais em gestão de colaterais e compartilhar informações, enquanto investirão recursos em pesquisas. "O fato de que os membros são de diferentes regiões do mundo implica um grupo único de conhecimento global, tornando-se uma fonte confiável de informações valiosas", acrescenta a nota.

A Cetip é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do Brasil. Segundo informações disponibilizadas no site da companhia, são mantidos em custódia na Cetip aproximadamente 97% dos ativos privados de renda fixa do Brasil e aproximadamente 75% do valor nocional (calculado a partir do preço à vista dos ativos relacionados) de derivativos de balcão estão registrados na empresa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente