Participamos do

Atividade econômica sobe 0,3% em novembro, diz Serasa

10:00 | Jan. 28, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal), divulgado nesta segunda-feira) pela Serasa Experian, subiu 0,3% em novembro ante outubro de 2012, descontadas as influências sazonais. Em relação a novembro de 2011, a alta foi de 1,2%. No período de janeiro a novembro de 2012, a atividade econômica acumulou alta de 0,9% em relação ao mesmo período de 2011.

Em nota distribuída à imprensa, os economistas da empresa disseram que "a alta de 0,3% da atividade econômica em novembro, após um crescimento de 0,4% verificado em outubro, confirma que no terceiro trimestre de 2012 foi mantida a trajetória de recuperação gradual do ritmo de expansão da atividade econômica, após os fracos resultados observados especialmente durante o primeiro semestre de 2012".

Do ponto de vista da oferta agregada, o setor de serviços foi o único que registrou expansão em novembro ante outubro, com alta mensal de 0,2%. Registraram queda mensal a agropecuária (-0,7%) e o setor industrial (-0,4%).

Pelo lado da demanda agregada, o maior crescimento foi verificado nas exportações de bens e serviços, que avançaram 5,2% em novembro ante outubro. Também o consumo, tanto do governo quanto das famílias, contribuiu positivamente para a atividade econômica em novembro, crescendo 1,5% e 0,6%, respectivamente. Já as contribuições negativas para a atividade econômica vieram dos investimentos (-0,6%) e das importações de bens e serviços, com alta de 4,2%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente