Participamos do

AIE não prevê queda na produção global de petróleo

10:47 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A diretora da Agência Internacional de Energia (AIE), Maria van der Hoeven, disse que não espera uma nova queda na produção global de petróleo em 2013, após a Arábia Saudita cortar sua produção no maior nível em quase três anos em 2012.

Os sauditas reduziram sua produção em quase 5% em dezembro, para 9,025 milhões de barris por dia, em resposta à queda na demanda, principalmente de clientes asiáticos. Questionada em uma entrevista para a Dow Jones se a produção global deve cair novamente em 2013, Maria disse não acreditar nisso. "O que me chama atenção no caso da Arábia Saudita é que eles sempre prestam muita atenção na demanda do mercado", comentou.

A diretora da AIE se recusou a falar sobre os preços atuais do petróleo, mas disse que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) "atende à demanda e faz isso de maneira muito confiável". Para Maria, a demanda global está desacelerando, em função da queda na Ásia e na Europa, "e nós temos visto que os estoques estão crescendo". Mas ela afirma que também existem alguns sinais de que a economia mundial está se recuperando e que o cenário pode mudar este ano.

Maria espera um aumento da produção em países fora da Opep, como no Mar do Norte (Europa) e no Brasil. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente