PUBLICIDADE
Notícias

Monica de Bolle vê pausa no ciclo de corte da Selic

20:58 | 10/10/2012
O conteúdo do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e o placar de votos demonstram que há uma parada no ciclo de queda da taxa Selic, mas não significa necessariamente um encerramento, na avaliação da professora da PUC-RJ e diretora da Casa das Garças, Monica Baumgarten de Bolle. "Acho provável que daqui a uns meses, dependendo do desdobramento do cenário externo, que (o Comitê) retome a queda", citou. "É mais provável retomada da queda do juro básico do que de alta", acrescentou.

Para esta avaliação, Monica enfatiza que o contexto internacional é difícil. "Há desaceleração grande no núcleo emergente, na China e na Índia em particular". Ela considera que o quadro externo é desinflacionário na margem para o Brasil. E avalia que, com cortes de tarifas de energia e possível desoneração da cesta básica, deve haver espaço na inflação em 2013, caso o governo deseje alcançar os 4,0% no crescimento no ano que vem.

Monica acrescenta que o trecho no comunicado do Copom citando que o "Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado" sinaliza que qualquer movimento futuro do juro básico tende mais a ser um movimento de queda do que de alta. "O que significa que o que ocorre agora é uma pausa", afirmou.

TAGS