PUBLICIDADE
Notícias

Província argentina remove concessão da Petrobrás

22:50 | 03/04/2012
A província argentina de Neuquén anunciou nesta terça-feira que caducou a permissão concedido pelo governo provincial à Petrobrás Energia na área de Veta Escondida, na província de Neuquén. A secretaria de energia da província justificou a remoção da licença com o argumento de que Veta Escondida "permanece sem produção nem reservas comprovadas, além de investimentos insuficientes". As áreas que serão retiradas da Petrobrás passarão automAticamente para as mãos da empresa estatal provincial "Gás y Petróleo del Neuquén S.A.".

A área da concessão, segundo as autoridades nessa província localizada no noroeste da Patagônia, teria estado sem produção durante o ano 2011.

O governo de Neuquén está analisando a remoção de outra concessão que a Petrobrás tem na província, localizada em Rincón de Aranda. Neste caso, as autoridades provinciais afirmaram que registraram "baixa ou média produção e poucos investimentos".

Além disso, grupos de parlamentares de esquerda do partido "Livres do Sul" solicitaram ao governador Jorge Sapag que decrete a caducidade da concessão das jazidas da área de Puesto Hernández. A empresa operadora nessa área é a Petrobrás, embora a concessão seja uma associação entre a petrolífera brasileira e a espanhola Repsol-YPF.

A filial na Argentina da Petrobrás foi responsável em 2011 6% do total da produção petrolífera do país, segundo dados da Secretaria de Indústria. Isso equivale a 2,25 milhões de metros cúbicos de petróleo.

TAGS