Brasileira muda cor dos olhos; entenda o procedimento e os riscos

A jovem de 24 anos não se sentia bem com a cor natural de seus olhos e fez o procedimento de mudança em uma clínica em Lausanne, na Suíça, onde mora

Já passou alguma vez pela sua cabeça mudar a cor dos seus olhos? Uma modelo brasileira, de 24 anos de idade, fez essa mudança no ano passado, em 2023.

O procedimento feito se chama ceratopigmentação e foi realizado em uma clínica oftalmológica em Lausanne, na Suíça, onde a jovem mora.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Layyons Valença chamou atenção nas redes sociais quando expôs a mudança que fez, causando polêmica. A ceratopigmentação custou em torno de R$ 45 mil.

Médicos alertam para riscos de cirurgia de mudança da cor dos olhos; VEJA 

Brasileira muda a cor dos olhos: “Eu não conseguia me olhar no espelho”

Em entrevista para o Fantástico, Valença afirma que não conseguia se identificar com a cor natural de seus olhos. "Com os meus olhos marrons, que é a minha cor natural, eu não me identificava, eu não conseguia me olhar no espelho", disse a modelo brasileira.

A jovem disse que chegou a usar lentes de contato, mas que não tomava os devidos cuidados.

"Eu optei pela cirurgia porque eu não tinha os cuidados certos, porque eu queria dormir com a lente, eu dormia com a lente. Eu acordava com a lente. Então, em várias ocasiões eu peguei infecções. Aí foi quando eu realmente falei: 'eu preciso mudar a cor dos meus olhos'", afirmou para o programa.

Brasileira muda a cor de olhos: como funciona o procedimento 

Segundo oftalmologista Hissa Tavares, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o procedimento funciona como uma tatuagem, em que é inserido tinta na córnea para a mudança da cor do olho.

O Fantástico também entrevistou o Théodore Hojabr, médico que operou a Layyons na Suíça e que explicou mais sobre o procedimento realizado na modelo. 

"Criamos uma espécie de túnel na córnea, que é feito em sete segundos. Em seguida, começo a introduzir o pigmento para termos a mudança de cor dos olhos com a ceratopigmentação. São pigmentos naturais derivados de metais e minerais. O laboratório que produz esses pigmentos obteve todas as validações com as autoridades da Europa", informou o médico Hojabr.

No Brasil, é proibido o procedimento para fins apenas estéticos. O país só permite o método em pessoas que já possuem o olho cego ou que há uma opacidade na córnea, e o olho é "branco", causado por doenças ou traumas.

Neste caso especifico, as pessoas que desejam deixar o seu olho parecido com o outro ou com uma cor natural, podem fazer a ceratopigmentação. 

Brasileira muda a cor dos olhos: riscos do procedimento 

Hissa Tavares citou os dois principais riscos desse procedimento: pegar uma infecção ou perfurar a córnea. De acordo com a oftalmologista, nos dois casos a pessoa corre o perigo de ter uma perda severa da visão. 

Namorada da jovem fez procedimento parecido e perdeu parte da visão

A namorada de Layyons, Anastasia Brenda Biya Eyenga, filha do presidente de Camarões, também fez um procedimento para mudar a cor dos olhos nos Estados Unidos, mas usando uma outra técnica.

No caso de Eyenga, o método deu errado, pois ela perdeu uma boa parte da visão.

Porém, Valença afirmou para o Fantástico que está satisfeita com a sua mudança. "Se me perguntam, eu falo: são os meus olhos. Eu comprei, são meus. Eu estou feliz, me sinto realizada, me sinto muito bem. Minha autoestima mudou muito."

Tiktoker descobre perda severa da visão ao coçar os olhos, ENTENDA 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cor dos olhos oftamologia ceratopigmentação olhos cor olho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar