Agricultor tailandês cria obras de arte em plantação de arroz através da "Arte Tanbo"
A "arte Tanbo" é bastante popular nos países do leste asiático; Confira galeria de imagens
No norte da Tailândia o agricultor Tanyapong Jaikham e sua equipe vem transformando plantações em verdadeiras obras de arte. Ao invés de simples arrozais, quem passa pelo local vê o desenho gigantesco de um gato abraçado a um peixe, entre outros.
Com a técnica chamada de "Arte Tanbo", Jaikham utiliza mudas de arroz de cores diferentes para criar desenhos nas plantações. A partir de coordenadas de GPS, os agricultores posicionam as mudas de acordo com os contornos dos desenhos escolhidos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme o cultivo de arroz cresce, a plantação ganha novas cores, mais claras ou mais escuras, dependendo do grão plantado e seguindo o tracejado do desenho. A técnica tem o objetivo de atrair turistas para a região.
LEIA MAIS | Dicas de seis restaurantes asiáticos em Fortaleza
A cultura da Arte Tanbo no Japão
Os agricultores japoneses são especialistas na técnica da Arte Tanbo. Na vila de Inakadate, norte do Japão, um arrozal de 1,5 hectare é utilizado exclusivamente para a criação de desenhos.
Anualmente, a plantação recebe um tema diferente. Desde 2003, visitantes e moradores puderam contemplar artes como uma reprodução do famoso quadro da Monalisa, cenas de E o vento levou, Star Wars e do anime japonês One Piece.
Todo esse arroz segue crescendo até a época da colheita, que ocorre durante a primavera no hemisfério norte, entre os meses março e junho.