O dia dos cachorros no Nepal: conheça celebração
Corvos, vacas e bois também são homenageados no festival; data é marcada para agradecer cães pela amizade e lealdade; entenda
19:07 | Jan. 10, 2024
A celebração religiosa Tihar, festival hindu com duração de cinco dias, ocorre no Nepal e nos estados indianos de Sikkim e Bengala Ocidental.
Coreia do Sul aprova lei que proíbe consumo de carne de cachorro; CONFIRA
Apesar de existir uma variação no calendário da festividade, o segundo dia, chamado de Kukur Tihar, é sempre dedicado aos cães para agradecer a amizade e lealdade canina. A festa celebra as criaturas associadas ao deus hindu da morte Yamaraj.
Na data, as pessoas fazem a puja, um tipo de ritual de adoração para realizar pedidos a uma ou mais divindades. Todos os cachorros, sejam domésticos ou animais de rua, recebem petiscos e adoração.
O festival é realizado entre outubro e novembro, e também é marcado pela iluminação “diya”, que são pequenas velas postas dentro e fora de casa. Além disso, os celebrantes decoram a casa com arroz colorido, areia colorida ou pétalas de flores para recepcionar, de uma forma sagrada, deuses e deusas.
Nepal vai proibir TikTok por 'perturbar a harmonia social'; ENTENDA
Festival do Nepal: conheça mais sobre os outros dias
No primeiro dia do Tihar, os corvos são celebrados, pois são vistos como mensageiros do deus da morte Yamaraj. Outro homenageado é o deus hindu da medicina, Dhanvantari. Os nepaleses compram utensílios domésticos, joias e eletrodomésticos.
O segundo dia é destinado à espécie canina e marca a relação especial entre humanos e cachorros. Os hindus acreditam que o cão é o mensageiro do deus da morte.
Já a vaca, animal sagrado e importante do hinduísmo, é celebrado no terceiro dia de Tihar. É considerado o dia mais importante, já que a deusa padroeira, Lakshmi, é recebida em casas limpas e decoradas com flores e luzes.
Leia mais
O boi é outro animal celebrado no festival hindu e é visto como um ser que fornece trabalho manual.
O último dia é marcado para celebrar o vínculo entre irmãos e irmãs. No ritual, é comum as irmãs criarem uma barreira protetora de água benta e óleo abençoado ao redor de seus irmãos. Um colar de flores associado à vida longa é colocado ao redor do irmão.
Ao fim da celebração, o irmão toca os pés da irmã com a testa, que simboliza respeito, amor e devoção.