Perfume de Cleópatra é recriado e exposto ao público em Florianópolis

Loção popular entre a alta sociedade do Antigo Egito leva canela e mirra em sua composição; saiba como ter acesso ao perfume de Cleópatra

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recriaram um perfume da Cleópatra, a emblemática rainha do Egito e uma das mulheres mais memoráveis da história antiga. A loção faz parte de uma exposição aberta ao público sobre o “mundo das fragrâncias”.


A fragrância é baseada no perfume mendesiano, produzido em Mendes, no Antigo Egito, e muito usado pela alta sociedade da época. A loção de Cleópatra era composta por canela, óleo de balanos, resinas e mirra.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Perfume de Cleópatra foi recriado em laboratório brasileiro


Segundo a Instituição, a loção é baseada em cientistas alemães que recriaram e divulgaram os ingredientes da loção de Cleópatra. Essa fórmula foi replicada pelo laboratório Quimidex, um grupo de extensão e pesquisa vinculado ao Departamento de Química da UFSC.


A última rainha do Egito era conhecida pelo encanto por essências aromáticas e tinha o perfume mendesiano como um dos seus preferidos. Além dessa loção, Cleópatra também tinha um apreço por essências florais.

Saiba como ter acesso ao perfume de Cleópatra


O perfume da Cleópatra está exposto ao público geral, sendo parte de uma exposição permanente do Quimex, na Universidade Federal de Santa Catarina. A mostra é intitulada como “A química dos perfumes” e além do perfume da rainha do Egito conta com vários outros odores que podem ser experimentados pelo público.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cleópatra Egito Antigo perfume

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar