Robô jogador de basquete aprende a driblar, bate recorde e acerta mais de 2 mil lances seguidos

O projeto que "deu vida" a CUE foi iniciado em 2017 pela Toyota. Atualmente o robô está aprendendo a driblar adversários

Com o intuito de simular um jogador de basquete, o robô de inteligência artificial CUE vem chamando atenção dos fãs do esporte. Com cerca de 110 kg e quase dois metros de altura, a máquina já apareceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, surpreendendo o público com um arremesso certeiro do meio da quadra.

A máquina é capaz de acertar mais de 2 mil arremessos consecutivos, sendo reconhecido como recorde pelo Guinness Book com a maior quantidade de lances livres consecutivos por um robô humanoide. Além disso, o robô está aprendendo a driblar adversários e desviar de obstáculos. 

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Conheça o robô jogador de basquete e recordista mundial

O projeto que "deu vida" a CUE foi iniciado em 2017 pela Toyota. Sua desenvoltura durante o show do intervalo nas Olimpíadas impressionou os telespectadores, que viram a máquina acertar mais de 2.000 lances consecutivos.

Para realizar os movimentos, o robô calcula o ângulo e a potência necessária para cada "chute", jargão utilizado pelos jogadores para se referirem aos arremessos do barquete, utilizando um sensor no peito.

A ideia dos arremessos precisos surgiu após um evento da Toyota Engineering Society com o tema de Inteligência Artificial.

O que era apenas um projeto amador, ganhou força após o robô acertar 10 arremessos durante o jogo do Alvark Tokyo, time da primeira divisão da liga de basquete do Japão, mesmo sem ter pernas ou outra característica humanoide.

O fato aconteceu apenas 11 meses após a construção do CUE. Segundo o portal de notícias CNN, a versão seguinte do robô veio com pernas, e seu chute aumentou para 7 metros. Na terceira versão, CUE3, ele já conseguia arremessar do meio da quadra até a cesta, o equivalente a 12 metros.

Robô aprende a driblar e faz frente a jogadores profissionais de basquete

Com o tempo, suas funções foram evoluindo, por exemplo, seu "tempo de chute" foi diminuído. Antes o robô demorava três minutos para conseguir realizar um arremesso, após as atualizações, o tempo passou a ser alguns segundos.

Por conta disso, o CUE4 conseguiu a façanha de conquistar 2.020 lances consecutivos - número em referência às Olimpíadas de Tóquio 2020. A ação durou cerca de 6 horas e 35 minutos para ser executada.

Para simular ainda mais a mobilidade de um ser humano, os criadores de CUE o tornaram mais flexível, o adaptando também para dribles.

Sua quinta versão, apresentada nas Olimpíadas, trouxe novas câmeras e sensores instalados em seus pés e mãos, o que deu ao robô a capacidade de calcular o espaço entre as mãos e a bola. Isso possibilita que a máquina drible e chute de qualquer lugar da quadra.

Segundo Takayoshi Tsujimoto, gerente de desenvolvimento da equipe, a nova etapa de desenvolvimento do robô traz novos desafios, como por exemplo, dobrar sua velocidade, acrescentar movimentos de corrida com direito a identificar obstáculos, e testar como os arremessos podem ter mais assertividade.

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