Nave colide com asteróide hoje à noite; evento será transmitido
A colisão será transmitida ao vivo pela agência espacial nesta segunda-feira, 26. O objetivo da missão é fazer um teste para análise da defesa da Terra
Nesta segunda-feira, 26, a nave da missão Dart, da Agência Espacial Norte-America (Nasa), colidirá com o asteróide Morphius.
O impacto está previsto para acontecer por volta das 20h14, após 10 meses de viagem pelo espaço. O objetivo da missão é testar uma estratégia de defesa planetária, ou seja, verificar a possibilidade de desviar um asteróide que no futuro seja de fato perigoso para o planeta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Nasa, o sucesso da missão é essencial para elaborar um plano estratégico e realizar testes também em outros corpos celestes.
Missão Dart: o que se sabe sobre a espaçonave
A nave que faz parte da missão está avaliada em mais de de US$ 300 milhões, ou R$ 1,5 bilhões se convertido para o real.
Não maior do que um carro, o plano principal é que a nave percorra seis quilômetros por segundo em direção ao Dimorphos, até que por fim colida com a rocha.
Se a missão tiver sucesso, o impacto modificará a órbita do asteróide.
O QUE É a "Super-Terra" encontrada por cientistas e que pode ser habitável?
Missão Dart: o que e onde será possível ver a colisão?
A colisão será transmitida ao vivo pela agência espacial. Tudo poderá ser visto por ângulos diferentes: o primeiro da câmera Draco (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation), a bordo da nave, e o segundo por um pequeno satélite italiano LICIACube, que viajou como passageiro da nave e se separou dela na última semana para registrar o impacto.
A transmissão das imagens começa às 18h30 e será possível acompanhar a aproximação a Dimorphos em tempo real, no seguinte link fornecido pela Nasa: