Dia dos Namorados: Por que o cupido é símbolo da data?

Celebrado no Brasil no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados remete ao amor e afetos dos casais. Afinal, por que o cupido é símbolo da data? Descubra

22:01 | Jun. 10, 2022

Duas pessoas apaixonadas, uma criança e uma flecha. Os três elementos remetem ao cupido, um dos principais símbolos do Dia dos Namorados (foto: FERNANDA BARROS)

O Dia dos Namorados no Brasil é celebrado dia 12 de junho, e na Europa e Estados Unidos é comemorado em 14 de fevereiro. Apesar das diferenças, um dos principais símbolos da data é o mesmo: o cupido. 

Uma criança, uma flecha e duas pessoas apaixonadas. Os três elementos que remetem ao cupido têm origem na mitologia greco-romana.

A figura com cabelos encaracolados é a representação do deus do amor, Eros, quando ele se transformava em criança para sua mãe, que demonstrava uma limitação do poder do amor sobre as pessoas.

Na mitologia romana, Eros recebe o nome de cupido, que é sempre representado com uma flecha. Existe ainda a história dos dois tipos de flechas que Eros utilizava, as de ponta de ouro e de chumbo: a primeira causava paixão e a segunda repulsa.

Cupido como símbolo do Dia dos Namorados

Não se sabe ao certo a data exata que o deus do amor virou o símbolo do Dia dos Namorados. Como nos Estados Unidos a data já é celebrada há séculos, é provável que a figura do cupido tenha servido de inspiração para algumas pessoas.

Dia dos Namorados: CONFIRA qual a origem e o significado da data