Dia dos Namorados: Por que data é comemorada em junho no Brasil?

Estados Unidos e Europa têm origens distintas da história do Dia dos Namorados do Brasil. Entenda porque aqui é comemorado no dia 12 de junho

19:45 | Jun. 10, 2022

Dia dos Namorados é considerado uma data comercial no Brasil, pois movimenta grande parte dos negócios (foto: Aurelio Alves)

Diferente dos Estados Unidos e da Europa, o Dia dos Namorados no Brasil não é comemorado em 14 de fevereiro, mas sim em 12 de junho. Afinal, por que a data é comemorada neste dia?

Tudo começou após uma campanha publicitária realizada em meados de 1949, que não tinha relação nenhuma com o Dia de São Valentim. 

À época, o empresário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo de mesmo nome, estava insatisfeito com as vendas do mês de junho e decidiu criar uma atrativo diferente para sua loja na véspera do santo casamenteiro, Santo Antônio.

“Não é só de beijo que vive o amor”, foi a frase que despertou curiosidade e fez a ideia dar certo não só para a melhoria das vendas, como também para uma nova tradição no calendário brasileiro.

Comemorado já há algumas décadas no país, o Dia dos Namorados é considerado uma data comercial, pois movimenta grande parte dos negócios.

Data original: qual a história do Dia dos Namorados nos outros países?

A história do Dia dos Namorados lá fora começou no século III d.C., quando um bispo da época, Valentim, foi morto por não seguir as regras impostas pelo Império Romano. Naquele período muitas pessoas pagãs começaram a se converter na religião cristã, o que desagradou o Imperador.

Cláudio II, imperador da época, proibiu o casamento durante a guerra. Ele achava que os solteiros tinham melhor desempenho no combate. 

No entanto, Valentim continuou celebrando casamentos e após ser morto por esse motivo, a igreja católica consagrou ele como santo e a partir do século V foi decretado o Dia de São Valentim, o mesmo que o Dia dos Namorados.

No século XVIII, a igreja católica retirou o dia de São Valentim do calendário por não haver comprovações da existência do santo. Mas a data já havia se tornado popular.

CONFIRA história completa do Dia dos Namorados: significado e origem