Mona Lisa vandalizada: relembre outras obras de arte que foram atacadas

Essa não é a 1ª vez que a obra La Gioconda, nome original da Mona Lisa, é atacada. Assim como a pintura de Da Vinci, confira outras obras também foram vandalizadas

A obra Mona Lisa, do pintor italiano Leonardo da Vinci, foi vandalizada por um frequentador do museu no qual está exposta, o Louvre de Paris. O homem, que estava disfarçado de idosa e usava uma cadeira de rodas, jogou o que parecia ser um bolo com cobertura de chantilly em direção ao quadro, que não foi danificado, por estar protegido por uma redoma de vidro.

Essa não é a primeira vez que a obra “La Gioconda”, nome original da Mona Lisa, é atacada; em 2009, um homem jogou chá em sua direção, mas atingiu somente a redoma. É exatamente pela recorrência das tentativas de vandalização que ela é exposta somente por trás de uma barreira protetora: ataques com pedras e ácido chegaram a danificar a pintura, considerada a mais famosa do mundo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conheça outras obras que também foram vandalizadas, como a Mona Lisa

"Cadillac Moon 1981", Basquiat

"Cadillac Moon 1981", de Jean-Michel Basquiat
"Cadillac Moon 1981", de Jean-Michel Basquiat (Foto: Reprodução)

Em 2010, um quadro do pintor americano Jean-Michel Basquiat foi vandalizado enquanto estava exposto no Museu de Arte Moderna de Paris. A obra "Cadillac moon 1981" foi rabiscada por algum visitante do museu, que não pôde ser identificado; os riscos foram percebidos por uma restauradora do museu.

A exposição da qual o quadro fazia parte era a primeira grande mostra das obras de Basquiat, que morreu em 1988, aos 27 anos.

"Three Figures", Leporskaya

 

"Three Figures", de Anna Leporskaya
"Three Figures", de Anna Leporskaya (Foto: Reprodução)

Em 2021, um segurança entediado, em seu primeiro dia de trabalho no Centro Presidencial Boris Yeltsin, decidiu dar uma “animada” em uma das pinturas expostas. Com uma caneta, ele desenhou dois olhos em um quadro que mostrava três pessoas sem rostos, lado a lado. E a adição passou despercebida, até alguns visitantes do Centro notarem a mudança e reclamarem.

A pintura, de autoria da russa Anna Leporskaya, foi feita na década de 30; intitulada “Three Figures” (Três Figuras, em tradução livre) e de valor superior a um milhão de euros, a obra foi encaminhada à Moscou para que pudesse ser restaurada. O segurança, é claro, foi demitido.

"A Liberdade Guiando o Povo", Delacroix

"A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix
"A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix (Foto: Reprodução)

Em 2013, o célebre quadro de Eugène Delacroix, que retrata o espírito da luta pela liberdade francesa, foi vandalizado no Museu do Louvre de Lens, cidade ao norte da França. A obra “A Liberdade Guiando o Povo” foi rabiscada por uma mulher, que escreveu com um marcador negro, na parte inferior do quadro, a sigla “AE911”, que, em tradução livre, significa “Arquitetos e Engenheiros pela Verdade sobre o 11 de Setembro”.

O símbolo faz alusão à uma associação de profissionais que busca saber “a verdade” sobre os ataques terroristas de 11 de setembro; a mulher responsável pela vandalização foi detida pela polícia e levada para investigação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mona lisa leonardo da vinci obras de arte pintura museu do louvre

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar