Participamos do

Problema matemático que tirava sono de especialistas é resolvido por gênio em uma noite

O chinês Wei Dongyi conseguiu resolver em apenas uma noite um problema numérico que havia perturbado o sono de um time de seis pesquisadores com PhD
09:16 | Mai. 13, 2022
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O chinês Wei Dongyi, de 30 anos, conhecido como “God Wei” e reconhecido gênio da matemática, conseguiu resolver em apenas uma noite um problema numérico que havia perturbado o sono de um time de seis pesquisadores com PhD durante quatro meses. Professor-assistente de matemática na Universidade de Pequim, com a descoberta, o homem ajudou a criar um complexo modelo matemático com precisão de 96% após o uso de suas equações.

Pela descoberta, os pesquisadores se ofereceram para remunerá-lo pela ajuda. Mesmo tendo solucionado o problema, o professor recusou qualquer pagamento, pois pensar ser errado aceitar algum valor diante de algo tão simples. No entanto, após muita insistência da equipe, ele aceitou ter seu cartão de transporte recarregado como compensação pela resolução das equações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Chen Dayue, reitor da Escola de Ciências Matemáticas da Universidade de Pequim, departamento onde Wei trabalha, destacou a inteligência do professor, o qual já foi premiado com duas medalhas de ouro consecutivas na Olimpíada Internacional de Matemática ainda na época em que estava na escola. As informações são do Jornal O Estadão.

Para reportagem do site de notícia local Jiupai News, Dayue diz que o feito do colega de trabalho não é raro ou surpreendente, pelo contrário, é comum dentro da universidade que Wei resolva problemas que outros matemáticos tenham dificuldades, já que ele é “inteligente e super focado em problemas de matemática”.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar