Ano novo judaico: entenda data celebrada a partir de hoje, dia 06/09

A cultura judaica acredita que a humanidade surgiu há exatamente 5.728 anos, completados hoje, segunda, 6, por isso hoje começa a celebração do Rosh Hashaná. O primeiro dia do ano começa junto do pôr do sol

Segundo a cultura judaica, a humanidade surgiu há exatamente 5.728 anos, completados hoje, segunda-feira, 6 de setembro (06/09). A data é chamada Rosh Hashaná e representa o ano novo no calendário judaico. O primeiro dia do ano começa junto do pôr do sol, segundo o rabino Sany Sonnenreich. “Foi nesta data que Deus criou a humanidade, a partir de Adão e Eva”, disse ele em entrevista à Agência Brasil.

“Nesta data comemoramos a criação do ser humano. O propósito do universo é o ser humano desempenhando o seu papel na Terra. Deus, nesse dia, avalia a humanidade que ele criou e o que ela faz com a vida que ganhou de presente”, explicou. Os judeus acreditam na data como a oportunidade para as pessoas perceberem o verdadeiro propósito da existência humana e mostrarem a importância da vida na Terra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Sonnenreich, a base do judaísmo é “amar ao próximo como a si mesmo”, tendo em vista que “o que Deus quer de nós é o amor”. “Você jamais conseguirá amar ao outro se você, antes, não se amar. O mesmo se aplica a Deus. Quanto maior meu conhecimento sobre minha essência, mais eu vou me amar e, consequentemente, amar a Deus. Por isso, o conhecimento, o estudo e a preparação são a chave para se abrir todas as portas”, acrescentou.

 

O Rosh Hashaná é tempo de introspecção para os judeus. Nos 10 dias de celebração, iniciados hoje, eles visitam sinagogas para rezas especiais em celebração à data. “Abraçamos o dia como uma audiência particular entre nós e o Grande Rei. Os dois primeiros dias são como uma bolha onde esquecemos de tudo e mergulhamos de cabeça em uma proximidade única, que determinará tudo que acontecerá conosco no ano que se inicia”, disse o rabino.

Durante as cerimônias, é habitual o uso do shofar, um instrumento confeccionado a partir do chifre de animais, como carneiros. “O som do shofar lembra a coroação de um rei. Como não existe rei sem povo, estamos coroando Deus como rei do universo e de nossas vidas”, explicou Sonnenreich.

A alimentação também apresenta papel importante nas celebrações. As famílias costumam preparar refeições com peixes e alimentos à base de mel e maçãs. “Muitos são os doces servidos, para que também seja doce o ano que está chegando. Pão de mel, bolo de mel e maçã com mel são tradicionais. Para o prato principal, o peixe é o escolhido, e vem acompanhado de saladas e receitas típicas judaicas”, relatou ele.

Rosh Hashaná e pandemia de Covid-19

Em 2021, a população judaica enfrenta um segundo Rosh Hashaná em meio à pandemia de Covid-19. Para aqueles que residem em Israel, as celebrações podem ser atrapalhadas em prol da segurança sanitária. Uma pesquisa do Instituto de Democracia de Israel mostrou que 50% dos judeus israelenses desistiriam do tradicional jantar familiar caso um dos parentes não tenha se vacinado contra o coronavírus.

Na mesma pesquisa, 49% dos entrevistados afirmaram que as restrições às pessoas não vacinadas são insuficientes no país. Atualmente, os israelenses utilizam um “passe verde” para acessar diversos locais e estabelecimentos, uma forma de conter a transmissão do vírus, incentivar a vacinação e evitar aglomerações. A maioria das medidas restritivas foi abolida em maio após imunização em massa, mas retornaram devido à variante Delta.

Com informações de Agência Brasil e G1

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

judaísmo ano novo judaico rosh hashaná povo judeu israel

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar