Participamos do

Sabia que a girafa dorme em pé? Conheça mais sobre o sono dos animais

A função do sono é muito mais importante do que imaginamos. Existem diversos estudos sobre o assunto, e a cada um deles percebemos que se trata de algo bem complexo

Embora dormir possa parecer algo banal, ainda não descobrimos ao certo o por que dos humanos e outros animais dormirem. A função do sono é muito mais importante do que imaginamos e existem diversos estudos sobre o assunto, e a cada um deles percebemos que se trata de algo bem complexo. Uma pesquisa em andamento nos oferece várias teorias, geralmente relacionadas à reparação física e mental, ajudando na aprendizagem e memória. Segundo um estudo realizado pela "Nature" no ano passado, dormir pode ajudar a restaurar danos do DNA nos neurônios. No entanto, em 2017, os cientistas descobriram que a água viva pode dormir, mesmo não possuindo cérebro ou sistema nervoso central.

Em entrevista ao O POVO, a médica-veterinária Paula Barros explicou a função do sono para os animais, “Além de proporcionar o relaxamento do corpo e dos músculos, o sono também contribui para manter o equilíbrio hormonal, permite que os animais desenvolvam capacidade cognitiva e processem todas as informações que foram absorvidas ao longo do dia”, explicou.

O certo é que todos os animais, sobretudo, descansam, embora os estudos detalhados só tenham acontecido, especialmente, em mamíferos e pássaros. Foi concluído que a postura e estilo de sono deles variam muito. Segundo Paula, cada espécie necessita de uma quantidade diferente de descanso por dia, “Essa quantidade varia de acordo com a anatomia, a fisiologia e o habitat do animal”, destacou a médica-veterinária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quais animais dormem menos e mais?

 

A girafa, o animal mais alto da Terra, é apontada como o mamífero que menos dorme. Segundo estatísticas, estima-se que esses animais de mais de 1000 kg dormem apenas 30 minutos por dia. Porém, os dados se referem apenas ao sono prolongado, pois um estudo do ano de 1996 calculou que o sono total da girafa é de aproximadamente 4,5 horas por dia.

Monitorar o sono das girafas não é tarefa fácil, já que elas tiram vários cochilos curtos durante o dia. A maioria das vezes, esses cochilos são dados com elas ainda em pé, provavelmente seja por conta da sua adaptação. Em pé, elas correm menos risco caso um predador se aproxime, já que suas pernas são longas e, deitada no chão, demoraria a se levantar.

Outro mamífero que está entre os animais que dormem menos é o elefante. Após um grupo de pesquisadores monitorarem dois elefantes africanos, concluíram que eles dormem apenas 2 horas por dia. A pesquisa foi publicada em 2017. Assim como as girafas, eles também são adaptados para dormirem em pé. É comum vê-los encostados em árvores, ou algo do tipo, para diminuir um pouco o peso de seu corpo. É importante frisar que os animais de zoológico não possuem os mesmos comportamentos dos que vivem na natureza, sua estadia em cativeiro pode alterar seu modo de agir. Por isso, os dados podem ser alterados quando relacionados a esses casos.

Diferente da girafa e do elefante, os leões machos podem dormir 20 horas ao longo do dia, através de cochilos. As fêmeas dormem menos, chegando a dormir cerca de 15 horas ao longo do dia. Outro felino que dorme quantidade de horas semelhante é o tigre. No mundo animal, geralmente, é comum que aconteça dos animais carnívoros, como os enormes felinos, descansarem mais, diferente dos herbívoros, como as girafas e elefantes, que passam a maior parte do dia pastando em busca de alimento. Porém, há exceções, como o urso coala, um herbívoro nativo da Austrália que se alimenta especialmente de folhas de eucalipto, e que dorme excepcionalmente entre 18 a 22 horas por dia. Já os ursos negros e pardos da América do Norte, onívoros, são famosos por hibernar, sendo conhecidos por descansar em um longo período de cerca de oito meses. Segundo pesquisadores, esses animais costumam ficar inativos durante toda uma temporada.

Cães e gatos são os animais mais comuns quando se fala em ter um pet de estimação em casa, os dois também têm variações em seu tempo de descanso. O cachorro, por exemplo, dorme cerca de 12 a 14 horas por dia quando filhote, à medida que ele vai envelhecendo, o sono diminui, dormindo de 8 a 12 horas por dia. Vale ressaltar que assim como as outras espécies, as horas são calculadas pelos seus cochilos ao longo do dia. Já os gatos, assim como os grandes felinos, dormem bastante, os bichanos dormem de 15 a 20 horas por dia. Se você tem um em casa já deve ter percebido que ao longo do dia o animal descansa bastante dando seus cochilos pela casa.

 

Com informações da Revista Discover

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar