Participamos do

Entenda o significado de "Mi Pan Su Su Sum", o novo hit do TikTok

A música viralizou na rede social chinesa. Mas poucos imaginam que a versão original é russa e não tem nada a ver com "pão"
22:30 | Ago. 15, 2020
Autor Sâmya Mesquita
Foto do autor
Sâmya Mesquita Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Muitos criadores de conteúdo da rede social chinesa TikTok estão usando a canção "Mi Pan Su Su Sum" para animar seus vídeos. Por mais que pareça uma música traduzida do espanhol, podendo significar "meu pão", seu significado não é tão óbvio. Intrigados, os usuários estão se perguntando de onde vem o viral e o que ele significa.

"Mi Pan Su Su Sum" surgiu no vídeo de uma lhama dançando, no aplicativo japonês “aDanza”. Nele, você pode fazer vídeos com que animais dançando ao som de qualquer áudio do seu celular.

Em seguida, vários usuários falantes de língua espanhola começaram a usar a canção no TikTok para dançar segurando um pão. Eles achavam que o "mi pan" que ouviam significava "meu pão".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outros TikTokers aproveitaram o sucesso para fazer diversos outros vídeos, com temáticas diferentes e até mesmo bizarras. É possível encontrar, buscando pelo título da música, tutoriais, dancinhas e memes.

Na verdade, a canção não fala de pão, mas sim de mel. Originalmente, é um jingle da marca de cereal "Honey Loops". Foi lançada na Rússia em 2010 com o nome "Miel Pops". Na propaganda para a TV, ao invés de uma lhama, são abelhas dançantes.

O que entendemos por "Mi Pan" é, na verdade, Miel Pops. Essa confusão de significado pode ser explicada pelo ramo da ciência que estuda as línguas, a Linguística. Ferdinand de Saussure afirma em publicação que o signo, ou unidade básica de entendimento das palavras, resulta de uma convenção entre os membros de uma comunidade para determinar significado. Portanto, se não podemos resgatar um significado original, buscamos um mais aproximado ao que conhecemos, como a assimilação com pão, em espanhol.

O "su su sum" que ouvimos posteriormente nada mais é que a versão russa da onomatopéia "zum zum zum", usada para designar o som de zumbido de uma abelha. Depois disso, a canção diz algo como "Miel Pops, tão delicioso, nham nham nham", outra onomatopeia.

Não é a primeira vez que todo mundo entende errado a letra de uma música: no próprio TikTok, os usuários falantes de inglês começaram a achar que o "não vai, não" da música Opaul, de Freddie Dredd, era "no, I know". A confusão divertiu os brasileiros.

O aplicativo chinês tem ampliado a divulgação de músicas, tornando-as hits mundiais. Na maioria das vezes, esse crescimento é orgânico, feito sem a intenção de viralizar. Exemplos são Savage, da americana Megan Thee Stallion, Truth Hurts, da já consagrada Lizzo, e Say So, da rapper Doja Cat.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar