Participamos do

Júpiter e Saturno poderão ser vistos juntos, a olho nu, nesta segunda

Para conseguir visualizar a proximidade dos dois planetas é preciso verificar os pontos cardeais
19:51 | Mai. 18, 2020
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Se você está com o relógio biológico desregulado — ou seja, está trocando o dia pela noite —, vai poder acompanhar a única conjunção planetária deste mês de maio. A partir das 22 horas desta segunda-feira, 18, Júpiter e Saturno parecerão estar mais próximos um do outro quando vistos sob a perspectiva terrestre.

A ilusão de ótica do encontro mais próximo entre Saturno e Júpiter estará visível a olho nu até as 4h42min da terça-feira, 19. Outro detalhe importante é que o "ex-planeta" Plutão também vai estar perto dos dois planetas, mas — por conta do tamanho diminuto —, o planeta-anão só poderá ser visto da Terra com a utilização de um telescópio.

O fenômeno poderá ser visto de diferentes pontos do Brasil. Porém, para conseguir visualizar a proximidade dos dois planetas, é preciso consultar os pontos cardeais. Desta forma, quem desejar ver a conjunção não terá dificuldades.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para otimizar sua busca, o site In The Sky, voltado para astronomia, utiliza a localização do usuário para indicará para qual ponto do céu ele deve olhar para não perder o fenômeno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar