PUBLICIDADE
Curiosidades
NOTÍCIA

Júpiter e Saturno poderão ser vistos juntos, a olho nu, nesta segunda

Para conseguir visualizar a proximidade dos dois planetas é preciso verificar os pontos cardeais

Neto Ribeiro
19:51 | 18/05/2020
Plutão também estará próximo dos dois planetas, mas é preciso utilizar um telescópio para visualizar o ex-planeta.
Plutão também estará próximo dos dois planetas, mas é preciso utilizar um telescópio para visualizar o ex-planeta. (Foto: AFP PHOTO /NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Roman Tkachenko)

Se você está com o relógio biológico desregulado — ou seja, está trocando o dia pela noite —, vai poder acompanhar a única conjunção planetária deste mês de maio. A partir das 22 horas desta segunda-feira, 18, Júpiter e Saturno parecerão estar mais próximos um do outro quando vistos sob a perspectiva terrestre.

A ilusão de ótica do encontro mais próximo entre Saturno e Júpiter estará visível a olho nu até as 4h42min da terça-feira, 19. Outro detalhe importante é que o "ex-planeta" Plutão também vai estar perto dos dois planetas, mas — por conta do tamanho diminuto —, o planeta-anão só poderá ser visto da Terra com a utilização de um telescópio.

O fenômeno poderá ser visto de diferentes pontos do Brasil. Porém, para conseguir visualizar a proximidade dos dois planetas, é preciso consultar os pontos cardeais. Desta forma, quem desejar ver a conjunção não terá dificuldades.

Para otimizar sua busca, o site In The Sky, voltado para astronomia, utiliza a localização do usuário para indicará para qual ponto do céu ele deve olhar para não perder o fenômeno.