PUBLICIDADE
Curiosidades
NOTÍCIA

Vídeo: cadáver parece "acenar" pelo vidro do caixão durante enterro na Indonésia

Apesar das teorias discutidas, o provável movimento pode ter sido causado pela rigidez cadavérica e as mudanças bioquímicas nos músculos causadas pela decomposição do corpo

17:13 | 14/05/2020
As imagens registraram um suposto
As imagens registraram um suposto "aceno" do cadáver, por meio do painel de vidro na parte superior do caixão. (Foto: Reprodução )

Um vídeo gravado durante um enterro na cidade de Manado, em Sulawesi do Norte, na Indonésia, viralizou nas redes sociais. As imagens registraram um suposto “aceno” do cadáver por meio do do painel de vidro na parte superior do caixão. Fato atípico teria ocorrido na última semana durante a quarentena causada pelo coronavírus no país.

O momento aconteceu enquanto o padre lia as orações, com diversos familiares e amigos ao redor do caixão. No vídeo, é possível ouvir o padre citando uma passagem bíblica e dizendo: “Deus disse no livro de João: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá”. Instantes depois algo parece estar se movimentando dentro do caixão, sendo supostamente a mão do falecido dando um “tchau” pelo vidro.

Na ocasião, a cena passou despercebida e o funeral teve continuidade. Após a divulgação do vídeo nas redes sociais, muitas pessoas cogitaram que o homem poderia estar vivo. Outros apontaram que a “mão” poderia ser um rato. Apesar das teorias discutidas, o provável movimento pode ter sido causado pela rigidez cadavérica e as mudanças bioquímicas nos músculos causadas pela decomposição do corpo.

Um estudo feito pela Central Queensland University, na Austrália, que foi publicado em setembro de 2019, na Medical News Today, mostrou que cadáveres podem se mexer e até mudar de posição no processo de decomposição.