PUBLICIDADE
Curiosidades
NOTÍCIA

Última Superlua do ano estará visível nesta quinta-feira, 7; próxima acontece só em abril de 2021

O fenômeno é conhecido como Lua das Flores nos Estados Unidos e poderá ser visto a partir do pôr do sol. Superlua acontece no mesmo dia em que, no Ceará, é comemorado Dia da Praia de Iracema

12:53 | 06/05/2020
NULL
NULL (Foto: )

A última Superlua do ano poderá ser vista na próxima quinta-feira, 7. Como acontece na primavera do hemisfério norte (outono no Brasil), o fenômeno recebe o nome de Lua das Flores nos Estados Unidos (Flower Moon). No Ceará, fenômeno coincide com o aniversário da Praia de Iracema, que terá comemoração online este ano devido pandemia do novo coronavírus.

As informações são da revista Exame.

Para observar o fenômeno, o ideal é estar em um ponto alto da sua cidade, uma vez que os prédios podem ficar na frente da Lua cheia.

O melhor momento para observar a Superlua será no fim da tarde, a partir do pôr do sol (previsto para às 17h36).

A Superlua ocorre devido a dois fatos astronômicos. A trajetória da Lua em torno da Terra não forma um círculo perfeito. Sua órbita é um pouco achatada. Por conta disso, a Lua atinge, de tempos em tempos, o ponto mais próximo à Terra, evento astronômico conhecido como perigeu. Para a Superlua ser visível, é preciso, também, que seja época de Lua cheia (que acontece a cada 28 dias).

Em 2020, a combinação dos dois fenômenos foi registrada três vezes, nos dias 9 de fevereiro, 9 de março e 8 de abril.

A próxima Superlua só poderá ser avistada em 27 de abril de 2021.