PUBLICIDADE
Curiosidades
ASTRONOMIA

Hoje faz 12 anos que Plutão deixou de ser planeta; você sabe o motivo do "rebaixamento"?

Após conferência da União Astronômica Internacional em 2006, o então nono planeta do Sistema Solar foi rebaixado à categoria de planeta anão

13:33 | 24/08/2018
(Foto: NASA)
Descoberto em 1930 pelo astrônomo Clyde Tombaugh, Plutão foi considerado planeta até 2006. A classificação começou a ser questionada no ano anterior, com a descoberta de asteróide mais massivo que ele, Éris. Plutão foi rebaixado à categoria de planeta anão há doze anos, num dia 24 de agosto, quando conferência da União Astronômica Internacional em 2006 definiu formalmente o termo "planeta". Na categorização, Plutão ficou de fora. 

Professor de astronomia e astronáutica da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ednardo Moreira Rodrigues explica que Plutão não se enquadra em alguns requisitos necessários para que seja considerado um planeta. Com a determinação da conferência, esse tipo de corpo celeste não pode invadir as órbitas uns dos outros. Plutão, porém, invade a órbita de Netuno, o planeta mais próximo dele. 

Seu tamanho também é um problema. Com diâmetro médio de 2.374 kms, é menor que outros asteróides que já haviam sido descobertos, como Ceres. Além disso, o planeta anão não varre completamente sua órbita. Quando formado, um planeta deve limpar completamente sua órbita, recolhendo todos os objetos a sua volta. 

O astrônomo explica que Plutão foi considerado planeta logo quando foi descoberto, devido à "euforia" ocorrida à medida que mais descobertas eram feitas no ramo da astronomia. "Como Plutão tinha uma órbita ao redor do Sol, foi considerado o nono planeta", disse. Asteróides menores que o planeta anão foram descobertos apenas depois. Junto com Plutão, Sedna e Ceres, por exemplo, foram levados à mesma categoria. "Não existe a possibilidade de Plutão voltar a ser planeta", afirma, tendo base nos requisitos definidos. 
 
O planeta anão 
 
Plutão é planeta anão frio, de temperatura média de -229 ºC. Tem tamanho aproximado de sua lua, Caronte, e demora 248 anos para dar uma volta completa ao redor do Sol, o que significa que ele não completou nenhuma volta desde sua descoberta. Seu nome foi decidido em enquete, por meio do público, e foi dado em homenagem ao personagem da Disney Pluto. Faz referência também a Plutão, deus do submundo na mitologia romana.

HELOISA VASCONCELOS