Participamos do

Chuva de meteoros pode ser vista a olho nu no Ceará até o dia 30; saiba como

Só as regiões Norte e Nordeste do Brasil podem observar o fenômeno sem o auxílio de aparelhos
08:40 | Abr. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Habitantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil podem observar, até a próxima segunda-feira, 30, a chuva de meteoros, causada por resíduos do cometa Thatcher (C/1861 G1). O fenômeno acontece desde o começo da segunda quinzena de abril e teve seu ápice registrado no último domingo, 22. Conforme os observadores do Instituto Exoss Citizen Science, o melhor horário para observação é após a meia-noite e pouco antes do amanhecer.
 
Informações do instituto apontam que essa chuva é mais visível no hemisfério Norte. Por isso, no Brasil, apenas as regiões Norte e Nordeste do País podem observar o fenômeno com clareza a olho nu.
[SAIBAMAIS] 
De acordo com o físico e professor da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ednardo Rodrigues, o fenômeno é formado quando ''rastros de poeira deixados pelo cometa ao orbitar o Sol entram em contato com a atmosfera terrestre''. Segundo Ednardo, ao entrar em contato com a Terra, esses fragmentos se aquecem e emitem luz. Devido a isso, é possível observar a formação de traços luminosos com brilho intenso no céu.
 
No Ceará, a Seara da Ciência, em parceria com a Brazilian Meteor Observation Network(BRAMON), realiza estudo para dimensionar os impactos desses meteoros na Lua.
 
Segundo o professor, a chuva de meteoros pode ser vista no Ceará a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento. Entretanto, o físico orienta o uso de binóculo ou telescópio que, segundo ele, devem ser apontados para o radiante na constelação Lyra, ou seja, direção aparente de onde vem os meteoros.
 
Para quem deseja observar o fenômeno com mais clareza, Ednardo recomenda '' reunir amigos e ir a um local ao ar livre com pouca luz. Assim, é bem provável ver uma "estrela cadente" como é conhecido popularmente o meteoro. ’’, explica.

Ingrid Thais, especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente