Participamos do

Homem sorri em foto para CNH e documento viraliza na web

"Sorrisão" foi obtido depois que o homem questionou funcionária do Detran. Resolução do Denatran não faz menção sobre sorrisos em foto do documento
20:23 | Jul. 08, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do fotógrafo mineiro Filipe de Oliveira Borges, 33, está fazendo sucesso nas redes sociais nesta semana. O documento com a foto dele sorrindo foi publicado no Facebook e acabou ganhando repercussão nacional.

O "sorrisão" foi questionado pela funcionária do Detran, após o fotógrafo ser orientado justamente a não sorrir. “A moça disse que não podia tirar sorrindo. Foi aí que eu argumentei, 'qual é o problema de tirar sorrindo?'", narra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A atendente disse que a orientação seria para facilitar a identificação, em caso de eventual investigação policial. O fotógrafo contestou, alegando que as pessoas costumavam ser fotografadas ‘sérias’ porque o processo de registro era lento e sorrir poderia borrar a foto.

Segundo o relato dele, a funcionária afirmou que ele deveria então assinar termo se responsabilizando pelo sorriso. Momentos depois, a moça voltou atrás, e o termo não foi necessário.

"Quando eu saí, ela estava no corredor já com um sorriso no rosto. ‘Moço, acabei de ligar para o órgão que regulamenta as carteiras de habilitação e eles me informaram que você pode tirar a foto do jeito que você quiser. Não precisa assinar o termo não, viu?’”, conta o mineiro.

Pela Resolução 598/2016 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a foto da CNH deve ser colorida, 3x4, fundo branco, mostrar uma visão completa da cabeça e ombros do condutor, o motorista não poderá piscar e usar acessórios que cubra parte do rosto ou da cabeça, a face não poderá ter qualquer tipo de inclinação e a foto não poderá conter manchas ou alterações.

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente