Participamos do

Hoje é Dia da Saudade! Confira lista de 10 músicas que falam de saudade

A cada 30 de janeiro, o termo "saudade" é comemorado oficialmente no Brasil. A palavra é mote recorrente para canções e poemas da língua portuguesa
20:30 | Jan. 30, 2017
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Do latim "solitatis", a palavra saudade serve para expressar sentimento nostálgico em relação a pessoas e lembranças. E nesta segunda-feira, 30 de janeiro, a palavra exclusiva da língua portuguesa e galega é comemorada oficialmente no Brasil. Apesar de estar etimologicamente ligada à solidão, "saudade" ganhou inúmeras conotações ao longo dos anos e tem sido trabalhada em canções e literatura.

O surgimento da expressão saudade ocorre ainda na época da colonização do país, justamente para descrever a melancolia dos portugueses com a distância da terra natal. A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernanda Coutinho, destaca que essa conotação vinculada à viagem e ao exílio era trabalhada nas elegias (composições poéticas sobre tristeza).

"Desde a literatura grega, temos a 'saudade' muito forte em peomas que tratam de sofrimento, de perda. Tem a ver com as lacunas, ás vezes, completamente insuperáveis pelo afastamento físico, ou de outras formas, como viagem e exílio", explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Doutora em Letras e pós-doutora em Literatura Comparada, Fernanda relaciona o sentimento a um episódio clássico da literatura, na obra Grande Sertão Veredas (Graciliano ramos). "Eu penso na morte do Diadorim, aquela forma de mostrar a saudade com um requinte de sensibilidade pelo uso da tesoura de prata, que redunda no corte", diz.

O sentimento percorre toda a história da literatura, com grandes representantes, como Cecília Meireles e Vinícius de Morais. "Mais recentemente a gente pode falar em Orides Fontela, pois se você atravessa a obra completa dela vai encontrar a ‘saudade’. A nossa sociedade vem sofrendo tantas modificações, com tudo tão rápido e vertiginoso, mas por mais que se modifique, essa ideia da saudade permanece. A arte não vai se desligar disso!”, frisa ela.

A gama de sentimentos amarrados à "saudade", inclusive, se faz presente nas obras que não necessariamente citam a palavra. Autor de mais de 1.200 canções, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia é um dos nomes que tratam tão bem do tema por meio de referências.

"Para mim, saudade é todo dia, de tudo. Ás vezes, vem aquela lembrança e eu fico parado para não perder o momento da saudade. É quando vem a inspiração, a maior força de canção", narra Evaldo.

Em "Bloco da solidão", Evaldo fala sobre um amor "que se perdeu no Carnaval" e deixou "um triste adeus em cada mão". Já em "O trovador", ele puxa a saudade dos "velhos tempos que não voltam mais". "Nessa época de carnaval, aí que a saudade aumenta! Os poetas bebem mais e se inspiram mais", confidencia, aos risos, o compositor natural de Iguatu.

A saudade de Iguatu, da infância e dos amigos é uma permanente fonte de inspiração para ele. "Mesmo quando a gente não fala a palavra, a 'saudade' é o sentimento que buscamos. 'A saudade é dor pungente, morena'", completa, parafraseando a canção "A saudade Mata a gente", eternizada pela interpretação de Maria Bethânia.

Confira lista de músicas que falam de saudade:

[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO3]

[VIDEO10] 

[VIDEO4]

[VIDEO7] 

[VIDEO8] 

[VIDEO9] 

[VIDEO5]

[VIDEO6] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente