Participamos do

Há 55 anos, primeiro norte-americano ia ao espaço

A missão planejada para ser realizada em outubro de 1960, sofreu atraso devido à problemas técnicos, sendo adiada para maio de 1961
17:22 | Mai. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Há 55 anos, o astronauta Alan Bartlett Shepard, abordo do Freedon 7 Mercury cápsula 1961, fazia história para os Estados Unidos. Ele se tornou o segundo homem do mundo, primeiro americano, a viajar pelo espaço. Alan decolou às 09h34min em um trajeto suborbital, com duração de 15 minutos e 22 segundos no dia 5 de maio de 1961.

Após uma série de duros e exaustivos testes físicos e psicológicos na National Aeronautics and Space Administration (Nasa), Shepard ficou entre os sete pilotos que foram escolhidos para integrar o projeto Mercury, que visava enviar o primeiro homem ao espaço.

[SAIBAMAIS3]A missão planejada para ser realizada em outubro de 1960, sofreu atraso devido à problemas técnicos, sendo adiada para maio de 1961. Com os atrasos, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano no espaço, decolando antes dos americanos, em 12 de abril de 1961.

[VIDEO1] 

Shepard após a missão, tornou-se herói nacional norte-americano, desfilou em carro aberto no meio de multidões em Nova Iorque, Washington e Los Angeles.

Aos 47 anos, fez o seu segundo voo ao espaço, desta vez para a lua, no comando da missão Apollo 14, entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 1971. Alan pilotou o módulo lunar Antares, realizou a mais precisa alunissagem (pousar uma nave espacial na lua) de todo o programa, na primeira missão transmitida pela televisão a cores para todo o planeta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO2]

Alan Shepard faleceu após dois anos de ser diagnosticado com leucemia, em Pebble Beach, Califórnia, aos 74 anos, em 21 de julho de 1998.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente