Participamos do

Cachorros podem identificar elementos da fala humana

O estudo afirma que os cachorros são capazes de identificar não somente o que está sendo dito, como também uma combinação de consoantes e vogais em palavras e frases
16:40 | Nov. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Passar horas conversando com o animal de estimação é um comportamento comum aos donos dos bichinhos. Pode ser uma conversa boba, ou apenas um desabafo. No entanto, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 26, pela revista “Currente Bioology”, os cachorros são capazes de identificar não somente o que está sendo dito, como também uma combinação de consoantes e vogais em palavras e frases.

No estudo, outra características que identificada foi o tom emocional da fala de um homem ou uma mulher. 

Em estudos anteriores, o processo de vocalização de um cão para outro, causava reações diferentes, tanto ao lado esquerdo, quanto ao direito do cérebro. Cada um é responsável pelo processamento de informações do som.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para os cientistas, o próximo passo é investigar se os cachorros mostram comportamentos semelhantes quando escutam a fala humana.

[SAIBAMAIS2] 

Segundo os cientistas, ao captarem o som pelo ouvido do lado esquerdo, as informações são captadas pelo lado direito e vice e versa. Um teste realizado com falas sendo direcionadas simultaneamente aos dois ouvidos do cão, permitiu perceber que, ao virarem para o lado esquerdo, o movimento indicava que as informações tinham sido ouvidas com mais destaque pela orelha esquerda, demonstrando que o lado direito é mais especializado em processar esse tipo de informação.

Outro teste observou a reação das respostas dos cães a aspectos específicos da fala humana. Ou seja, ao serem apresentados aos comandos familiares em que as palavras eram óbvias, os cães viravam para a direita, indicando um processamento da informação no lado esquerdo do cérebro. No entanto, quando a informação era exagerada, a reação era oposta.

Os resultados da pesquisa não significam que os cães conseguem entender tudo que o homem fala. Mas, de acordo com cientistas, os resultados evidenciam a atenção que os cachorros estão dando a fala humana.

Uma pesquisa da Universidade Bristish Columbia, em 2009, demonstrou que alguns cachorros têm a capacidade de contar até cinco e entendem mais de 150 palavras.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente