Participamos do

Urna biodegradável transforma cinza do corpo em adubo para árvore

Criada por espanhóis, a urna funerária Bios oferece até a semente para ser germinada. A escolha fica a gosto do 'freguês'
18:49 | Set. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os designers espanhóis Martín Azúa e Gerard Moliné colocaram em prática uma ideia inusitada e criaram uma urna funerária sustentável, que quando enterrada germina outra vida: a de uma árvore.

A Urna Bios se resume a uma caixinha, com leve formato de cone, que abriga as cinzas de corpos, sejam de humanos ou de animais. Além disso, quem for aderir à ideia pode escolher a semente que virá dentro da sua urna para germinação.

O material da urna não causa nenhum impacto à natureza, pois é feita com um material de origem vegetal, a turfa, incluindo casca de coco e celulose.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na parte inferior da urna são colocadas as cinzas e na primeira parte são postas as sementes. Com o plantio da estrutura e consequente decomposição, as raízes atingem a parte de baixo e utilizam, por fim, as cinzas como adubo.

A ideia, para além do conceito sustentável, representa algo simbólico, considerando que as cinzas do morto voltam à natureza e viram adubo para dar vida a uma nova árvore.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente